DESPORTO

JORNAL ESCOLAR “O PENSADOR”                                                        EDIÇÃO Nº *I*/Abril -Maio/2011

O VOLEYBOL                                                                   

Por

REDACÇÃO-J.E.P*

O

 VOLEYBAL foi criado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objectivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um desporto de equipas sem contacto físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara-de-ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a actualidade.

O CAMPO

A equipa é constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efectivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos.

É rectangular, com a dimensão de 18 x 9 metros, com uma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24 m). Há uma linha de 3 metros em direcção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra.

FUNDAMENTOS

Um equipa que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa, Saque ou serviço

O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrar na quadra adversária.

Passe

Também chamado recepção, o passe é o primeiro contacto com a bola por parte da equipa que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto.

Manchete

É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cómoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento.

Levantamento

O levantamento é normalmente o segundo contacto de uma equipa com a bola. Seu principal objectivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma acção ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.

Ataque

O ataque é, em geral, o terceiro contacto de uma equipa com a bola. O objectivo deste fundamento é fazer a bola aterrar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.

Bloqueio

O bloqueio refere-se às acções executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objectivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária.

Defesa

A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objectivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário.